14.4.14

Gloomy Sunday: A canção do suicídio

Gloomy Sunday ou Domingo Sombrio,é uma canção do compositor Rzso Seress de 1933.


O caso começou na Hungria, quando o compositor Rzso Seress, em 1933, transformou suas lamentações na canção suicida. Os motivos que o levaram a escrever algo tão perturbador são controversos. Alguns dizem que ele havia acabado de tomar um fora da namorada, outros dizem que foi o fracasso de sua carreira como músico, mas o fato é que o compositor teve uma história de vida sofrida - passando por momentos de guerra e perdas pessoais, e já carregava consigo certo tom de melancolia. 

Nos primeiros dois anos de Gloomy Sunday a canção ainda não tinha emplacado. No entanto, depois de ser regravada por Pál Kálmar, a música tomou conta da Hungria. Com o sucesso, suicídios em escala começaram a acontecer no País, sendo confirmados um pouco mais de 100 motivados pela canção, incluindo a morte do próprio compositor e de sua ex-namorada! Foi assim que sua reprodução foi proibida.

O fato da música ter sido banida da Hungria só aumentou o interesse das pessoas por ela. Em 1936 ela foi traduzida e regravada em inglês e, em 1941 ela finalmente tomou conta das vitrolas dos Estados Unidos.

Ouça a canção do suicídio:

Fonte: Fatos Desconhecidos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem á vontade para comentar.
Não postem comentários ofensivos e impróprios.
Críticas construtivas e sugestões são bem aceitas.