16.6.13

Desequilíbrios Ambientais

Texto dissertativo
Tema: Desequilíbrios Ambientais

A atividade humana no meio ambiente provoca o desequilíbrio na natureza, tais como a poluição por detritos orgânicos e inorgânicos, que provocam mudanças (químicas, físicas e biológicas) no ambiente. O desequilíbrio acontece pela alteração na quantidade desses elementos na natureza.
Os Desequilíbrios Ambientais Naturais são caracterizados pela ação da própria na natureza, ou seja, independentemente da ação ou reação humana, eles irão acontecer. Os Desequilíbrios ambientais não-naturais têm relação direta com os seres humanos, pois ocorrem em decorrência da ação humana no ambiente. Os desequilíbrios ambientais não-naturais mais comuns em nosso meio são, queimadas e desmatamento de florestas, desequilíbrios ambientais aquáticos, chuvas ácidas, uso de agrotóxico, inversão térmica e gases poluentes. Já os desequilíbrios ambientais naturais são, fenômeno El Ninõ ou La Ninã,terremotos,tsunamis,furacões ou erupções vulcânicas.

Vários desequilíbrios ambientais são detectados na atualidade. Embora existam dois tipos, todos são prejudiciais ao meio e devem ter a mesma atenção, pois ambos causam danos ao ambiente como um todo, diminuindo a qualidade da água e ar, empobrecendo o solo, e até mesmo matando espécies animais e vegetais. Mesmo ambos sendo devastadores, os Impactos Ambientais Não-Naturais, são mais comuns na atualidade, pois devido às novas atividades econômicas, grande parte dos indivíduos não se preocupa com os resíduos gerados. Esta concepção está começando a mudar, mais ainda tem muito que ser feito para que tais impactos sejam minimizados.

É necessária a criação de unidades de conservação, parques, reserva legal, e demais áreas verdes, além de replantio de espécies de plantas arbóreas nativas, frutíferas tanto na zona rural quanto na urbana. Além disso, realizar práticas de manejo que visem a manutenção da qualidade do solo, rotação de culturas, diversificação dos sistemas agrícolas, evitar a poluição das águas superficiais e subterrâneas, através de tratamentos de esgotos e o não lançamento de dejetos e embalagens de agrotóxicos, bem como a redução do uso de agroquímicos, reduzir a circulação de meios de transportes que emitem CO2, e cuidados na emissão de gases poluentes pelas indústrias e outros produtos tóxicos pode contribuir para evitar o desequilíbrio ambiental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem á vontade para comentar.
Não postem comentários ofensivos e impróprios.
Críticas construtivas e sugestões são bem aceitas.